Assembleia de Deus e o Cajueiro de Pirangi
Enquanto a Convenção CADEESO comemora 60 anos desde que foi fundada pelo pastor Waldomiro Martins Ferreira, e os assembleianos de toda a nação estão vivendo ainda sob o clima das comemorações dos 108 anos da Assembleia de Deus no Brasil, a denominação capixaba completa 95 anos no estado do Espírito Santo. O grande templo da AD em Aribiri foi construído pelo pastor Edmundo e vários obreiros, sendo a primeira igreja da denominação fundada neste solo capixaba. A igreja, no início era a sede de igrejas instaladas em toda a Grande Vitória. Hoje a AD em Aribiri (IEADA), detentora dessa comemoração, traz à memória a historia escrita com suor, lagrimas, dedicação e persistência de homens e mulheres que, com muita oração e resiliência mantiveram ao longo desses anos a tríade mensagem: “Jesus salva, cura e batiza com o Espírito Santo.” A igreja cresceu, em quantidade e qualidade, seus ramos se estenderam.
A melhor representação dessa gigantesca obra foi apontada numa comparação a uma enorme árvore cuja copa ocupa todo um quarteirão com ramos procedentes de um só tronco. Trata-se do Cajueiro de Pirangi., localizada na Praia de Pirangi do Norte, no município de Parnamirim, a doze quilômetros ao sul de Natal, no Rio Grande do Norte. Numa reunião convencional, o Pr. Kemuel Sotero, atual líder da AD em Aribiri, comparou o vertiginoso crescimento e a expressividade das Assembleias de Deus e esta magnifica arvore. “Estive lá e no mirante, apontei para a extensão da copa da árvore e disse: Isto aqui é a melhor representação da Assembleia de Deus”. Afirmou.
Igrejas que nasceram nas casas
Você sabia que no primeiro século, a Igreja de Atos dos Apóstolos iniciou suas atividades na casa de Maria, mãe do Senhor? Que o apóstolo Paulo saudou “a igreja que está em sua casa”, Rm 16.5?
Que no Brasil, há 108 anos, os missionários suecos e mais dezenove irmãos iniciaram o trabalho pentecostal em Belém do Pará, na casa da irmã Celina de Albuquerque, na rua Siqueira Mendes, 67?
Sabia que no estado do Espírito Santo também não foi diferente? que o Movimento assembleiano capixaba começou em Biriricas, Aracruz/ES, em 1942 quando dois evangélicos pregaram a mensagem pentecostal na casa de Policarpo Azeredo Rangel, e que Oscar Castelo, um dos visitantes também pregava ali? Que Deus começou a operar aumentando substancialmente o número de convertidos e as reuniões passaram a ser realizadas na casa de Joaquim Vicente? Havendo muitos novos convertidos que requeriam assistência espiritual e também a necessidade de se abrir uma igreja local, pois os irmãos estavam reunindo-se em residências em Jucutuquara, Santa Lúcia na casa do irmão João Pinheiro e na residência de irmã Francisca Barros. Foi então que o irmão José Vicente Ferreira escreveu a Daniel Berg, solicitando que lhes enviassem um pastor para por em ordem o trabalho. Atendendo ao pedido da Igreja, foi enviado à cidade de Vitória, no dia 09 de maio de 1930, o pastor João Pedro da Silva, data esta onde se reuniram mais de trinta pessoas, entre crentes e simpatizantes do evangelho. Aos 34 anos de idade o pastor João Pedro munido de fé e de coragem, iniciou uma grande obra que se tornou fruto da evangelização. Em 1934 há histórico de reuniões nos lares de Timbuí, Fundão. Estabeleceram-se cultos, no centro da cidade, em Santo Antônio, Vila Rubim, Praça Costa Pereira e Aribiri, em Vila Velha.
No dia 11 de abril de 1943, inaugurou-se com grande alegria, o templo da AD sob a presidência do pastor Belarmino Pedro Ramos.Mas foi bem antes disso, que a AD em Aribiri já fazia seus cultos nas casas. A AD em Itacibá, a ela ligada, iniciou seus trabalhos no ano de 1936, também numa residência, isto é, na casa do irmão Francisco Santana. A primeira congregação foi organizada ao lado dos prédios, em Itanguá. O primeiro dirigente do pequeno salão, foi o irmão Francisco Martins de Paula, conhecido como “Chico Ovídio”, indo mais tarde para a casa do irmão Rufino de Lima. Em 1944 foi iniciada em Itacibá, na Rua Manoel Joaquim dos Santos. (Fonte: História das AD no Brasil CPAD/1960 - Arquivo Anotícia. Ev. Elias Amorim.
Mais um encontro da CEADES em Aribiri
Missionaria Eleuza de Matos/RJ fala aos convencionais
Na abertura, o Pr. Kemuel Sotero Pinheiro, líder da igreja, fez a leitura bíblica inicial e mais uma vez colocou o templo e suas instalações à disposição da CEADES.
Ainda pela Manhã a irmã Eleuza de Matos/RJ falou sobre “colocar a casa em ordem” tema do seu livro, lançado recentemente. A medida em que os ministros foram chegando logo se dirigiram ao plenário. (CEADES não cobra taxa de ingresso, nem taxa para participar das AGOs, limitando-se em cobrar do ministro associado apenas uma anuidade, acessível a todos). Assim, o templo da AD em aribiri foi sendo tomado por uma atmosfera especial de alegria, união e fraternidade entre os ministros.
O evento também teve caráter comemorativo. A igreja AD Aribiri, está em festa uma vez que que é detentora das comemorações dos 95 anos das Assembleias de Deus no estado. A liderança feminina da UFADES e líderes da UCADES reuniram-se simultaneamente. Também foi dia de capacitação para professores e líderes.
A UFADES já havia antecipado o encontro realizando logo na noite de sexta (10), o evento com as mulheres. O evento aconteceu na AD em Jardim América.
Diante do plenário da AGO, o presidente, pastor João Manoel enfatizou aos ministros a importância de investirem no ensino e na oração, e em especial a cuidarem da sua família.
O Pr. Luiz César Mariano, presidente do Conselho fiscal da CGADB, ministrou a palavra de Deus, com base em 2º Timóteo 2:14. Nesse momento, fervor e quebrantamento marcou o ambiente convencional.
Registrou-se, entre outros a presença do pastor Edson Vicente, tesoureiro da CGADB, Pr. Ricardo, gerente da CPAD no Estado, Pr. Hercules Denobbi, diretor do CETADEB e o pastor Sinfrônio Jardim, da Assembleia de Deus de Joinville – SC, que apresentou o projeto Reconquista.
Ao termino do evento, foram apresentadas as novas coordenadorias de Vitória, Vila Velha, Serra e Caparaó.
O pastor Joaquim Távora fez oração em favor dos coordenadores empossados.
A tarde, após o termino foi servido aos ministros um saboroso coffe break. Ministros foram recebidos e apresentados para ordenação. A CEADES realizará a cerimonia de diplomação em data distinta da AGO, em local a ser definido em breve, com a presença marcante dos familiares dos ministros recebidos ou ordenados.
(Pr. Joel N. Freire)
Nenhum comentário:
Postar um comentário