sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

JORNAL ANOTICIA Ed. 102 Maio 2019

16 anos depois...

AD Aribirí: uma casa acolhedora

A Assembleia de Deus,  fundada no Brasil, em Belém do Pará,  em 18 de junho de 1911,  comemora 108 anos no Brasil e 94 anos  no estado do Espírito Santo. O grande templo da AD em Aribiri é a detentora dessa comemoração e a primeira igreja da denominação fundada neste solo capixaba.
Esta igreja-mãe, sob a direção do pastor Kemuel Sotero Pinheiro,  tem de fato acolhido seus filhos e  se tornado  ponto de encontro para os eventos de grande porte do povo assembleiano;  encontros de mulheres, congressos de jovens,  assembleias convencionais e outros  grandes ajuntamentos são ali realizados desde sua fundação. 
Por razões pessoais, fiquei muitos anos sem retornar a esta amada igreja para cobrir os eventos, ofício que com prazer desenvolvi  por muitos anos  Enfim, voltei lá  por ocasião do pleito em que o pastor Arnaldo Candeias foi eleito presidente da nossa amada CADEESO. Participamos ainda, recentemente  do culto em  ações de graças pela fundação da Convenção CEADES, que cresceu muito a ponto de  adquirir status convencional e ser agora homologada com honradez pela CGADB.  Foi emocionante ver a casa cheia, ouvir o hino oficial assembleiano,  relembrar dos bons momentos vividos ali,  rever e abraçar antigos amigos, se sentir em casa,  de fato,  livre para fazer de novo este trabalho de divulgação que por um tempo foi interrompido por forças antagônicas. Mas Deus é fiel, nos permitiu  retornar agora com toda disposição, mais fortes do que antes.
Depois de 16 anos, o jornal Anoticia agradece aos apoiadores  e  vai continuar semeando essa boa semente, obra que começou em fevereiro de 2003 ali na AD em  Aribirí, com a sugestão de título (A Notícia) vinda do pastor Mario Souza. Depois abrimos nosso escritório em Campo Grande, com um trabalho simples, com pessoas simples como Elzilene Freire, o pastor Romildo Quintão, pastor Otoniel Miranda, Bete Lima, Ademar Souza e outros. 
Muita coisa mudou, novas convenções chegaram, o trabalho cresceu e a porta que Deus abriu não fechou. Mas fazer esse trabalho de divulgarção de nossa AD  capixaba  não é facil, em função da diversidade, da heterogeneidade dos diversos ministérios e igrejas, Porém continuamos confiantes na certeza de que aquilo que tenta nos dividir não pode ser maior do que aquele que nos une.  

Pr. Joel N. Freire
Editor


Líderes das Convenções das Assembleias de Deus no Espírito Santo


CEADES 
Pr. João Manoel Rodrigues

CADEESO 
Pr. Arnaldo Candeias

CEMADES 
Pr. Álvaro Lima

CONFRATERES 
Pr. Ivan Bastos

CONEMAD 
Pr. Marcos Menegone

CONFRADES 
Pr. Alexsandro Costa

COMADEESO 
 Pr. Nataniron Ribeiro

CEPEADERJ/ES 
 Pr. Wesley Vieira

COMADERJ/ES 
Pr. Evaldo Cassoto

CONFRADEESTO 
Pr. Oscar Moura

CIEMADES 
Pr. Vagner Gomes

COMADVARDO/ES 
Pr. Adão Alves de Araújo

Ceades celebrou fundação com culto marcante


Lideres de outras convenções em apoio a CEADES

                                         Multidão compareceu em plena tarde  de sábado 


                                         Lideres de outras convenções em apoio a CEADES



                                                         Mesa diretora da CEADES


Ministério de louvor da AD Reviver 
em Ilha de Santa Maria (Pr. Enock)


Pr. João Manoel e Pr. Kemuel. No centro Pr. Joel Freire


                                       Irmã Sócrata, da AD Olaria. Com 94 anos louvando a Deus


                                                      Grande Conjunto da UFADES


A celebração de Ações de Graças pela fundação da CEADES na tarde e 16/02 atraiu uma verdadeira multidão ao templo da AD em Aribiri - Vila Velha e foi marcado pelo fervor espiritual e união do povo de Deus. A CEADES foi homologada junto a CGADB no dia  11/4.


Aquela tarde do dia 16 de fevereiro ficou marcado como um dia inesquecível que ficará registrado em nossas lembranças e nos nossos corações:  a Celebração de Ações de Graças pela Fundação da Convenção CEADES. Não sabemos mensurar o que mais aqueceu, se foi calor intenso da alta temperatura do último dia do horário de verão ou se o calor humano, o amor e o fervor espiritual do congraçamento derramado aos corações. 
Desde o inicio da celebração já tinha expectativa de um evento marcante quando a programação começou: a entrada das bandeiras com representantes de todos os municípios de nosso estado; a ministração de louvor introdutório pelo grupo da AD em Jucutuquara (Pr. Enock) acompanhada pelos músicos da AD em Marataízes, a entrada dos pastores com suas esposas, a representação de lideres de convenções; as homenagens de honra ao mérito aos homens e mulheres de Deus que dedicaram suas vidas a Obra do Senhor no estado, o louvor ministrado pelo grande conjunto da UFADES, a distribuição da edição histórica do Jornal da CEADES que foi muito solicitado por todos os presentes, enfim, tudo foi agradável de forma a segurar até o final a grande multidão que lotou a Assembleia de Deus do Aribiri, do púlpito até as galerias, em plena tarde ensolarada de um sábado. A multidão vibrou em glorificação à Deus enquanto a irmã Sócrata, da AD Olaria, mesmo com seus 90 anos, mostrava forças para adoração ao Senhor. 
O pastor João Manoel Rodrigues, presidente da CEADES, recebeu o apoio de vários lideres de convenções, autoridades politicas e ministros ceadianos com suas esposas O grupo de mulheres  formou o grande conjunto da UFADES, que fez o diferencial da festa. Registramos a presença do representante do presidente da CGADB, Pr. Alexandre F. Silva Junior; o  Pr. Luiz Cesar Mariano, presidente do Conselho Fiscal da CGADB;  Pr. Paulo Carvalho, presidente da CEADER;  Pr. Alberto Serafim, 4º secretário da CGADB;  pastor Nehemias Gaspar de Araújo, presidente da CIMADEMIGO; Pr. Alvaro Lima, presidente da CEMADES, além de vários representantes de convenções, ministros e autoridades políticas.
Na Assembleia Geral da CGADB realizada no dia 11/04 em Belém/PA, a CEADES foi definitivamente reconhecida e oficializada como legitima convenção estadual capixaba. 



Festa Assembleiana em Belém do Pará 

Mover pentecostal, organização e união  marcou  a 8ª Assembleia Geral Extraordinária e 44ª Assembleia Geral Ordinária da CGADB, em Belém do Pará. O plenário aprovou relatórios da entidade e demais órgãos a ela associados e repudiou união estável.






Com reuniões plenárias durante o dia e cultos a noite, a Assembleia Geral da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), realizada no período de 8 a 12 de abril no Centro de Eventos Pastor Francisco Alves Ribeiro, foi marcado pelo mover do Espírito Santo, com renovação e muito fervor espiritual. O culto de abertura também chamou a atenção pela organização. Uma multidão de ministros capixabas de todas as convenções regionais filiadas marcou presença. 
No segundo dia foi celebrada a Ceia do Senhor para milhares de pessoas – entre líderes, esposas de ministros e filhos de obreiros. 
Na última noite, um numero de mais de 5 mil pessoas compareceu ao evento, que também teve a participação especial da União de Esposas de Ministros das Assembleias de Deus (Unemad).
A celebração, dirigida pelo pastor José Wellington Junior, presidente da CGADB, cujo anfitrião foi o pastor Gilberto Marques, presidente da Convenção de Ministros das ADs no Pará - COMIEADEPA ficou marcada como o maior evento da CGADB no Pará. 
Durante o evento, louvaram a Deus os cantores Marcelo Santos , Lília Paz,  Sumara Santos, Raphael Dias e o Quarteto Gileade, todos da CPAD Music,  Miria Mical. Vários preletores pregaram a Mensagem a cada dia, entre eles o pastor Genival Bento (AL) que no encerramento pregou uma fervorosa mensagem da Palavra de Deus baseado no texto bíblico de Atos 3.7,8. 
Dentre as decisões aprovadas em plenario destacamos a   criação da CPAD comercial LTDA e a  Rede Assembleiana de Ensino (RAE) que tem por finalidades, dentre outras, a criação e manutenção do Colégio Assembleiano (Nível médio)  e também do ensino superior, de Pós-Graduação, Lato e Stricto Sensu (Universidade Assembleiana)”.
No penúltimo dia do conclave em Belém, os milhares de ministros assembleianos de todo o país aprovaram a homologação do registro de dez novas Convenções filiadas à CGADB, nove no território nacional e uma na Argentina. As convenções do estado do Espírito Santo que foram reconhecidas são: CEADES, CEPEADERJ, COMADEESO e a Confradeesto. . 
No microfone ou na organização e votação, os ministros capixabas deram grande parcela de contribuição para o engrandecimento do evento.
O plenário aprovou também a reintegração da COMADERJ ao quadro de filiadas. 
Novos critérios foram estabelecidos para registro de convenção. A CGADB  vai  exigir  que se atinja o número de  500 ministros, e no mínimo 5 anos de fundação.
Foi aprovada ainda a volta da eleição por  chapa e não mais por cargo a cargo.
Dos assuntos do Edital de Convocação, a discussão sobre União Estável foi posta em pauta e rejeitada pelo plenário. O pastor José Wellington Bezerra da Costa  recebeu o título de Presidente de Honra da CGADB.
O último dia da reunião da Unemad transcorreu no mesmo clima dos dias anteriores. Com temor, reverência a Deus e alegria espiritual, com 877 esposas de ministros inscritas, a Unemad encerrou a festa com um evento considerado um dos maiores já realizados.

Atuação de ministro capixaba
enobreceu nosso estado






Um dos ministros capixabas que marcou presença com grande atuação no evento em Belém foi o pastor Gersilio Ribeiro (CADEESO), líder da AD Ministério Sião em Vila Velha.

Atuando como membro da Comissão de Relações Públicas da CGADB e responsável pela cerimônia de abertura que contou com  mais de 100 participantes,  Gersilio se antecipou e chegou três dias antes,  com a comissão designada.  Sob a presidencia do pastor Joab dos Santos (AL)

e tendo como secretário o Pr. Alexandre F. Silva Junior, (SP) a comissão trabalhou incansavelmente organizando um grupo de  quase 150 pessoas que participou do cerimonial de abertura e da instalação da AGO. 

Um fato marcante foi quando o presidente da CGADB, pastor José Wellington Junior e o presidente
da COMIEADEPA, pastor Gilberto Marques procederam ao ato simbólico acendendo a tocha
que representou a chama pentecostal e simbolizou a continuidade da obra iniciada pelos
missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren.
A atuação dinamica do pastor Gersilio enobreceu e deu visibilidade a AD Capixaba, 
mostrando a força e capacidade dos ministros capixabas, na organização  do evento em todos os dias,
fato que ficou marcado,  evidenciado por todos e aplaudido pela Mesa Diretora.
Enfim, em conjunto com toda a equipe,  o relações públicas capixaba mostrou
uma competente atuação,  ora como interlocutor entre os presidentes de convenções,
ora na acomodação ou no apoio aos lideres durante os cultos e nas plenárias.
“Pra mim foi muito honroso cumprir a tarefa a mim designada, procurei representar bem
o meu estado fazendo o melhor, independente da convenção a qual  pertenço,
estive ali como Relações Públicas fazendo um vínculo e apoiando a todos os lideres
e pastores convencionais, os quais elogiaram nosso trabalho e com muita modéstia
reconhecemos essa valorização, atribuindo a Deus toda a honra e glória”. Disse o pastor Gersílio, 
ao Jornal Anotícia.

Convenção CONFRADES homenageada na ALES





Uma intercalação na sessão ordinária do dia 01/04/2019  na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, permitiu uma homenagem à CONFRADES – Convenção Fraternal das Assembleias de Deus no Estado do Espirito Santo e Outros, através de Tribuna Livre, homenagem esta proposta pelo deputado Rafael Favatto.
A nova convenção assembleiana capixaba, sob a presidência do Pr. Alexsandro Costa,  recebeu elogios por parte dos deputados presentes em vista do relevante trabalho prestado à sociedade capixaba, como assistência social e espiritual, contribuindo para a qualidade de vida do ser humano, independentemente da sua opção religiosa, e no ambiente interno tem se dedicado  na preparação e envio de obreiros, pastores e missionários, através da Secretaria de Missões – SEMADES, Equipe missionária Soldados de Cristo, atuando em regiões carentes ou atingidas por tragédias, como Brumadinho/MG, África e em todo o território nacional.
A Mesa Diretora da Confrades  tem a seguinte composição: Presidente: Pr. Alexsandro Costa;  1º Vice: Pr. Alexandre F. Rodrigues; 2º vice: Pr. Valdix F. dos Santos; 3º vice: Pr. Daniel F. Mares Guia; 4º vice: Pr. José Maria C. Nepomuceno;   1º secretário geral: Ev. Leonardo Sacramento;  2ª secretaria geral: Missª Riva Pontes de S. Dourado; 3º secretário geral:  Pr. Ivan Ribeiro;  1º tesoureiro: Pr. Manoel da Silva Marques; 2º tesoureiro: Pr. Marcos V. de Paula Oliveira;  3º tesoureiro: Pr. Fabio de S. Silva Oliveira;  Conselho Fiscal: Pr. Raimundo Domingos Neto,  Pr. Luiz Carlos R. dos Santos e  Pr. Elias de Souza Dourado.





Pr. Levy Conde: 

“Termina os dias do seu ministério e volta para casa”   Por: Pr. Paulo Pontes

Levy Conde, como era conhecido, completaria 72 anos no dia 3 de maio, mas faleceu na madrugada do dia 29/03, em Vitória (ES), no hospital onde estava internado para tratamento.
Pastor assembleiano, liderou as Igrejas de Silves (AM); Rio Branco, Plácido de Castro, e Cruzeiro do Sul (AC); Cruzeiro e Mogi Mirim (SP); Eldourado no município de Serra (ES); Pedra Azul (MG); Jabour, em Vitória (ES); e por último, novamente liderava o Ministério Vida Plena e suas respectivas congregações em Rio Branco (AC).
Convertido ao Evangelho em 8 de setembro de 1958, depois de dois dias teve sua experiência pentecostal do batismo com o Espírito Santo. Foi batizado por imersão pelo pastor José Pinto de Menezes, em 31 de dezembro de 1960, na Assembleia de Deus em Belém (PA). Foi separado para Evangelista em 26 de setembro de 1976 com a imposição das mãos do saudoso pastor Alcebíades Pereira de Vasconcelos, na Assembleia de Deus em, Manaus (AM). E, em 16 de agosto de 1978, recebeu a ordenação ao pastorado em Rio Branco, Acre.  “Foi um momento inesquecível, único”, comentou na ocasião o pastor Levy Conde, que por 43 anos exerceu o ministério pastoral, e apesar das provações, considerava tão excelentes as vitórias que dizia: “Não há oportunidade de se falar em lutas”.
Formou-se em Teologia, e além de outros cursos bíblicos, também estudou na Universidade Federal do Acre – UFAC.
Decorrente do ministério, o pastor Levy Conde ocupou relevantes cargos no contexto da denominação:
– Durante 8 anos presidiu a Convenção de Obreiros no estado do Acre, onde foi imortalizado como Presidente de Honra;
– foi o primeiro pastor da Região Norte a ocupar o cargo de 1º secretário do Conselho Administrativo da CPAD;
– o primeiro Presidente do Conselho Regional Norte;
– 5ª Vice Presidente da CGADB;
– Membro do Conselho de Doutrina da CGADB (por duas vezes);
– Membro da Comissão de Temário da CGADB;
– Conselheiro da FAETAD durante cinco anos;
– Pastor Auxiliar da Assembleia de Deus do Belenzinho/SP;
– Secretário Adjunto da CADEESO; 
– outros, que ele mesmo avaliava como “honrosas e imerecidas ocupações exercidas pela graça e misericórdia de Deus”.
Seu primeiro campo de trabalho foi a cidade de Silves no interior do Amazonas. Uma cidade pequena, mas nunca esquecida, “Foi onde Deus nos deu um tratamento todo especial ensinando-nos como deveríamos nos comportar na sua obra”, recordava o pastor Levy, sempre que falava para novos obreiros. Casado com a irmã Milca Muniz Conde em 1 de março de 1969, o pastor Levy deixa a esposa, e os filhos: Oziel, que também é pastor; Alice, que é missionária e cantora evangélica; e, Mônica, uma adoradora.
“E, terminados os dias do seu ministério, voltou para casa” (Lucas 1.23).




  Evangélicos contra sátira com religião
     Por: Joel N. Freire



Vivemos num pais cristão onde quase toda a população afirma acreditar em Deus e  respeitar a religião. Mas nos tempos atuais temos visto constantemente na TV ou na Internet, sob o pretexto de manifestação cultural, uma enxurrada de vídeos ou apresentações com sátiras a temas religiosos. Cresce a discriminação e desrespeito, principalmente nas novelas da Rede Globo que insiste nas criticas à fé, principalmente aos evangélicos,  por parte de alguns que se dizem artistas.

Imagem Ilustrativa da Internet

No último Carnaval a apresentação no bloco “Gaviões da Fiel” satirizou e ridicularizou a pessoa do Senhor Jesus, com uma ridícula apresentação pública. Evangélicos de todo o país, bem como no estado capixaba se manifestaram contra esse desrespeito e intolerância, através das redes sociais, repúdio, discursos ou mesmo propondo dispositivos na lei que proíbam  as sátiras.   
O deputado federal Sergio Vidigal (PDT), que é evangélico, apresentou no dia 11/4 Projeto de Lei 2265/2019 que altera o Decreto-Lei nº 2.848, - Código Penal. O projeto dispõe sobre o desrespeito público à crença religiosa. Pela lei proposta, escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso; desrespeitar publicamente dogma ou crença religiosa, pode gerar pena de dois a quatro anos de  reclusão e até e multa. Se houver emprego de violência, a pena é aumentada de um terço. A lei prevê ainda que incorrerá no crime previsto o agente público que autorizar a aplicação de dinheiro público em manifestações ou eventos que desrespeitem crenças religiosas.

Mas foi o vereador de Cariacica, Sergio Camilo Gomes (PSC), que  foi pioneiro nessa iniciativa.  Evangélico, Camilo se  manifestou em discurso na Câmara e protocolou o Projeto de lei  Nº 5371 em 07/11/2015 (Vide abaixo). ou seja, três anos antes do recente fato ocorrido no Carnaval. 
Para o professor e doutor em Ciências da Religião da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES,  Edebrande Cavaliere, mesmo com a garantia de liberdade estabelecida na lei, a arte não precisa apelar para qualquer forma de desrespeito.  “Devemos caminhar com respeito a todos.Todas as religiões tem seus símbolos sagrados. Você pode não acreditar neles, mas deve respeitar. A democracia não é espaço para liberdade absoluta. Ninguém tem liberdade absoluta, ela se limita a existência do outro; a coexistência é  característica fundamental da democracia e da liberdade, quer seja de expressão ou religiosa”. Disse.
Para o pastor Kemuel Sotero Pinheiro, líder da AD em Aribirí, a sátira é um comportamento ofensivo: “Esse tipo de comportamento que satiriza, critica e na verdade até ofende, seja numa Parada Gay, seja numa escola de samba, numa peça teatral ou  na novela, na verdade é ofensivo e não tem nada de liberdade de expressão porque toda liberdade é ampla mas não absoluta. A democracia impõe limite de respeito e a religião tem que ser respeitada, não importa qual seja o elo da religiosidade. Se há um projeto de lei em discussão para esse fim, parabenizo seu autor porque e se não tiver ética para se respeitar da forma espontânea, que seja feito da forma legal, inclusive com penalidades impostas por legislação especifica”. Disse.


Vários líderes das ADs no estado também  se manifestaram. A  Convenção  CEMADES, presidida pelo pastor Álvaro Oliveira Lima, emitiu nota de repúdio contra a Escola de Samba Gaviões da Fiel, e aos seus organizadores . Na nota a CEMADES declarou que “desrespeitaram os cristãos, a religião, a igreja, a lei, e a moral, em nome da arte,  fazendo escárnio da fé alheia”. Diz a nota. 
Também a Convenção CEADES, distribuiu no dia 03/05 minuta de Projeto de Lei com esse teor aos deputados estaduais evangélicos e católicos, na Assembleia Legislativa do ES. O projeto foi preparado e entregue pelo pastor Joel N. Freire, nomeado pela Mesa Diretora como representante da Convenção naquela Casa de Leis.

Sergio Camilo contra desigualdade e intolerância religiosa


Sem ter nada ou qualquer coisa pessoal contra a decisão ou opção sexual de qualquer cidadão e garantindo não discriminar ninguém por religião, orientação sexual ou raça, o vereador de Cariacica, Sergio Camilo (PSC), saiu na frente e elaborou dois significantes projetos de lei que agradaram, aos segmentos evangélico e católico, bem como às famílias tradicionais e a todos que mantem certo respeito pelas crenças religiosas.  O primeiro propôs a supressão da polêmica lei Nº 5.073/2013 que instituiu o Conselho Gay. O segundo, Projeto Nº 307/2015 que pretende disciplinar no âmbito do município as manifestações públicas, sociais, culturais e de gênero, que satirizem ou ridicularizem dogmas e crenças religiosas ou objeto de culto de qualquer religião, a exemplo das encenações que ocorreram no último Carnaval, bem como as desrespeitosas encenações de crucificação e vilipendio a fé cristã, nas paradas de Orgulho Gay em São Paulo. Segundo Camilo a proposta se baseou no artigo 208 do Código Penal, que proibe “escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa”. Ao ser questionado pela imprensa se não temia ser chamado de homofóbico por conta dos dois projetos, Camilo enfatizou que não tem nada a temer e nem discriminação contra os homossexuais, porém não acha justo a criação de privilégios para um grupo restrito de pessoas, em detrimento a outras.







Encarte: 

Convenção CEADES lança Jornal da CEADES,  produzido pelo Pr. Joel N. Freire  (Anotícia)

Pr. João Manoel Rodrigues; 
A trajetória de um líder

O pastor João Manoel Rodrigues, nasceu em Ferrujinha, Município de Conselheiro Pena, Minas Gerais, em 10 de maio de 1954. Filho de Manoel Rodrigues dos Santos e Margarida Apolinário de Andre. Até os quinze anos morou em Resplendor/MG, vindo a residir com sua família no Espírito Santo, no início da década de 70, em busca de oportunidade de trabalho e de escolarização.
Ingressou na Polícia Militar do Estado do Espírito Santo em 1973, como soldado. Conseguiu através dos estudos e promoções alcançar o cargo de capitão, no qual aposentou-se no ano de 2003.
No ano de 1980, casou-se com a Srª Haydée Martins Belchior Rodrigues, da qual tiveram dois filhos: Ellen Belchior Rodrigues e Eder Belchior Rodrigues.
Em 1981, iniciou os Estudos de Teologia no Instituto Bíblico das Assembleias de Deus em São Paulo, e concluiu no Instituto Bíblico das Assembleias as de Deus no Espírito Santo – IBADES. 
Em 2008, formou-se Bacharel em Teologia, pela Faculdade de Teologia Integrada – FATIN.
Iniciou suas atividades eclesiásticas na Assembleia de Deus em Aribiri, ainda sob o pastoreio do saudoso pastor Waldomiro Martins Ferreira. Mais tarde, com a emancipação da congregação da Assembleia de Deus em Jardim América, município de Cariacica –ES, sob a liderança do pastor José Oscar Pereira, desenvolveu seu ministério na liderança de jovens , famílias, Escola Bíblica Dominical. Sua dedicação ao ministério, e o chamado de Deus, proporcionou a ordenação ao diaconato e depois ao pastorado nesta mesma igreja. Entendendo a necessidade da obra missionária e a pedido do pastor José Oscar Pereira, participou da organização da ETEMI- Escola de Teologia e Missiologia Interdenominacional da qual foi diretor no período de 2001 à 2014. A escola oportunizou a formação teológica de muitos pastores, missionários e líderes de ministérios evangélicos no estado, no sertão nordestino e em outros países da América Latina.
Entre outros chamados, liderou com sua esposa Haydée, o Curso Casados para Sempre em Cariacica, onde exerceram a liderança no período de 2008 á 2016.
Assumiu a função de Coordenador da CEADER Convenção Estadual  das Assembleias de Deus do Rio de Janeiro, no Estado do Espírito Santo, no período de 2013 a 2018  
Em 2016 assumiu o pastoreio da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Alvorada- Vila Velha, onde atualmente é o pastor presidente. Se dedica especialmente na formação cristã através dos diversos cursos para homens, mulheres, casais, cursos avulsos de teclado, canto, música (teoria e prática), vindo a atender os anseios da comunidade local e a membresia.
Seu dinamismo não tem limites. Além das atividades na igreja e na convenção, ainda administra a empresa Vida Bella Viagem e Turismo, onde é sócio proprietário. Através da agência, tem apoiado a obra missionária no Brasil e no exterior.
Em 2018, um sonho antigo realizou-se: a criação da CEADES _Convenção de Pastores e Evangelistas das Assembleias de Deus   no Estado do Espírito Santo, com aproximadamente 500 obreiros filiados. 
Seu lema de vida é: “Eu de muito boa vontade me gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas...”. II Coríntios 12:15 (a)


Diretoria da CEADES 2019/ 2022


Presidente: 

Pr. JOÃO MANOEL RODRIGUES


1º Vice-presidente:
 Pr. ROBSON BELISÁRIO COUTO

2º Vice-presidente: 
Pr. ENOCK BISPO CARNEIRO
3º Vice-presidente: 
Pr. NICODEMOS PIRES DUARTE

1º Secretário: 
Pr. ODENILDO SÁ DE PAIVA

2º Secretário: 
Pr. EDMILSON ALVES ROCHA

3º Secretário: 
Pr. OSEAS VIEIRA GOMES

4º Secretário: 
Pr. ERNI S. DE ARRUDA FILHO

1º Tesoureiro: 
Pr. GERALDO M. DE FREITAS

2º Tesoureiro: 
Pr. JOSÉ DE SOUZA MAIRINK

3º Tesoureiro: 
Pr. JOSÉ CARLOS FERREIRA

Editor do JORNAL DA CEADES:
Pr. JOEL N. FREIRE
Reg.  2561-SRTE/ES 

Contatos:
Tels.: (27) 9935-2361 / 99705 7201
e-mail: ceades2019@outlook.com
anoticiaonline@hotmail.com



Presidente da CEADES convoca liderança
para investir no “pastoreio de pastores e esposas”







Por Paulo Pontes 

Em clima de harmonia e congraçamento, a Convenção de Pastores e Evangelistas das Assembleias de Deus do estado do Espirito Santo – CEADES, realizou sua primeira Assembleia Geral Ordinária, às 14:00h do dia 05/01,  no templo da Assembleia de Deus – Missão Josué, em Jardim América, Cariacica-ES.
Aproximadamente 300 ministros (pastores e evangelistas) participaram do evento, além de obreiros de convenções coirmãs, como os pastores Paulo Pontes, que é diretor da Seara News e secretário de Comunicação da CADEESO; Ricardo Santos, gerente da CPAD-ES; Edson Eugênio Vicente, e Luiz Cesar Mariano, respectivamente 3º Tesoureiro e presidente do Conselho Fiscal da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil – CGADB, que marcaram presença representando a Instituição nesta primeira Assembleia Geral da nova convenção pastores no estado do Espírito Santo.
A CEADES é uma afiliada da CGADB, e tem como presidente o pastor João Manoel Rodrigues, que ao longo dos anos vem se dedicando ao ministério eclesiástico, e junto com sua esposa, irmã Haydée Belchior Rodrigues ministra palestras para fortalecimento das bases espirituais de casais e famílias.
Buscando estratégias para cuidar de forma eficiente dos ministros associados, a CEADES apresentou o projeto “Pastoreio de Pastores”. “A CEADES não veio para negociar cargos, e nem tomar igrejas. A  Ceades chegou para pastorear pastores”, disse o presidente, que em seguida fez uma convocação aos pastores líderes de igrejas, para que diminuam o investimento em festividades, e invistam mais no discipulado, na educação cristã, no ministério e no cuidado com os obreiros que dirigem as congregações.
Evento simultâneo foi o encontro das esposas de obreiros realizado pela União Feminina da CEADES, liderada pela irmã Haydée, que estabeleceu um calendário anual de programações voltadas para a liderança feminina no estado.
A exposição bíblica ficou a cargo do pastor Luiz Cesar Mariano, representante da CGADB, que baseado no texto de Eclesiastes capítulo 9 e versículo 10, motivou os convencionais à prática do exercício ministerial de modo combativo, persistente e na dependência do Espírito Santo.
Após essa ministração, o pastor João Manoel apresentou e deu posse aos membros dos Conselhos, Órgãos, Comissões e Coordenadorias da CEADES. Finalizando, anunciou que a nova Convenção será apresentada ao público evangélico capixaba no próximo dia 16 de fevereiro às 14 horas no templo da Assembleia de Deus no Aribiri, em Vila Velha (ES).

A próxima Assembleia Geral está confirmada para 6 de julho de 2019, na Assembleia de Deus em Marataízes, no sul do estado.

CEADES quer atuar no estado
 com ações inovadoras 


Os pastores jubilados  e missionários atuando no campo de trabalho serão isentos do pagamento de taxas na convenção. Esta é uma das ações inovadoras proposta pela diretoria da CEADES,  e apresentada em plenário convencional na primeira AGO realizada.  As igrejas deverão solicitar a isenção desses convencionais mediante ofício acompanhado da Ata, junto à Secretaria Geral da CEADES. 
Outra isenção proposta  foi a que se refere a taxa de inscrição para presbíteros, diáconos,  esposas de pastores e obreiros, para ingresso no plenário convencional por ocasião das AGOs. Uma ação inovadora é a proposta de se investir no pastoreio de pastores, bem como a criação do Departamento de Família, que promoverá eventos e palestras com pastores e esposas. A proposta foi  aprovada e aplaudida pelos lideres presentes que lotaram o templo da Assembleia de Deus em Jardim América, Cariacica/ES
Presente na sessão, o pastor Edson Eugênio Vicente, representante capixaba que atua como 3º tesoureiro da CGADB,  disse que ficou maravilhado com as ações  da nova convenção e que tendo participado de vários encontros, foi  a primeira vez que  ouviu se propor ao plenário convencional propostas tão inovadoras em favor dos ministros inclusive no que se refere a acordos com políticos. 






Pr. Kemuel Sotero:
Uma liderança a serviço da unidade da igreja no ES

Assembleia de Deus do Aribiri completa 94 anos no próximo mês de maio. Igreja acolhedora e detentora da data de fundação das ADs no estado do Espírito Santo, que hospedou recentemente alguns grandes eventos em nível nacional, a exemplo do IMPACTAR/AVIVAR-CGADB e Conferência da EBD - CPAD, além de várias AGOs da CADEESO e Congressos da UMADES. “Conservando o interesse pela unidade das Assembleias de Deus no Estado, respeitados os limites administrativos das respectivas Convenções e Igrejas ADs capixabas, recepcionamos neste dia 16 de fevereiro, das 14 as 18hs, o culto especial em ação de graças pela fundação da CEADES. No ensejo, externamos nossas boas vindas extensivas a todos os pastores e demais irmãos presentes. Juntos, estaremos louvando e glorificando a Deus pela existência das Assembleias de Deus nesse Estado”,  
disse o pastor  Kemuel Sotero,  presidente da IEADA.


Mulheres da UFADES
tem Plano de Gestão


As mulheres da CEADES, sob a liderança da irmã Haydée Martins Belchior Rodrigues, e assessoria técnica da  irmã Denice Silva, estabeleceram um estratégico plano de trabalho, para a gestão da nova convenção, denominado de PE/PLANO DE GESTÃO/PTR, com objetivos espirituais, humanitário, e social com vistas a contribuir com a qualidade de vida das capixabas  e com metas estabelecidas para serem atingidas no período de 2019 a 2022. 
O Plano visa desenvolver a unidade, através dos encontros das AGO, das coordenadorias e eventos específicos da UFADES; Permitir que todos os territórios possam ter independência e autonomia na produção de seus encontros, de modo orientado, considerando o Regimento Interno e os propósitos gerais da CEADES;  Acolher, cuidar e garantir proteção básica para todas as mulheres da UFADES; Cadastrar, ouvir  e encaminhar pedidos de ajuda, que serão divididos pela quantidade de mulheres que solicitarem; Cuidar de pessoas da UFADES ou por ela orientado, no que se refere a acolhimento humanizado através de  núcleo de acolhimento formado por irmãs e irmãos, com as competências devidas, tais como serviço social, através de voluntarias preparadas/capacitadas entre outros, capazes de detectar as reais necessidades das irmãs em ocasiões especificas ou rotineiramente,  considerando necessidades latentes. 
O Plano também propõe eficiência na orientação espiritual que será feita por pessoas ou grupos de irmãs capacitadas, idôneas com vivencias no Corpo de Cristo, ouvindo, aconselhando ou encaminhando para o espaço devido,  de modo que as mesmas possam ser ajudadas/orientadas, conforme os preceitos da Palavra de Deus. 
O Plano de Gestão prevê ainda a proteção básica cabível,   com instrumento de políticas públicas acessível a todos, o reconhecimento das reais necessidades das irmãs e seus familiares, considerando necessidades primarias como: situação de total vulnerabilidade social e negligencias das necessidades primarias, alimentos, ou precarização  da saúde . 
É exatamente nessa área que a UFADES pretende atuar com o Plano de Gestão, através de ajuda humanitária e encaminhamento para as políticas públicas municipais ou estadual, facilitando o acesso à ajuda para conflitos familiares que produzem sofrimentos, tais como: violência doméstica, assédio moral e sexual e os demais previstos em lei de proteção a família, sobretudo a mulher/idosos/deficientes, como também  a criança e adolescente.







Nenhum comentário: