EDIÇÃO 60 - MARÇO 2012

Estivemos Off Line por um período, dedicando-nos mais à administração da nossa igreja Assembleia de Deus Central em São Conrado. Mas estamos de volta para continuarmos com o projeto Anotícia.

Enfim. SAIU A EDIÇÃO 060!


Capa:

A AD Ministério Hebrom é um ministério que atua com excelência e pode muito bem representar o crescimento dos evangélicos citado na pesquisa realizada pela fundação Getúlio Vargas no ano passado. Iniciado no dia 05 de maio de 1998.  Um grupo de irmãos e obreiros, liderados pelo Pr. José Alves Sobrinho, alugou um salão na Rua Mathias de Souza com a finalidade de adorarem ao Senhor e dar continuidade à Obra do evangelho sob perspectiva espiritual e Cristocêntrica, visando acima de tudo, a vontade divina.
A Igreja Assembléia de Deus Ministério Hebrom, após doze anos de fundação, possui sede própria na qual se reúnem cerca de 2000 pessoas (entre membros, congregados e visitantes). a Igreja oferece serviço de culto todos os dias da semana, sendo que aos domingos o faz pela manhã, à tarde e à noite. Conta com vários ministérios que objetivam o bem estar espiritual e social de seus membros e da população em geral. A foto da capa do jornal apresenta o grupo de senhoras reunidos no último Congresso feminino. O conjunto é composto por mais de 120 irmãs. Para saber mais sobre o Ministério Hebrom veja a edição 59 nas páginas anteriores deste blog.ou ainda, acesse http://www.hebrom.com/.
Logo abaixo a foto das comemorações do Cinquentenário da CADEESO que aconteceu nos dias 30 e 31 de julho de 2009 na AD em Aribirí e nos dias 01 e 02 de Agosto de 2009 no Ginásio Alvares Cabral.
A CADEESO foi fundada em 18 de Outubro de 1959.

Nós de Anotícia sentimo-nos honrados em ter
contribuido  para a divulgação desta obra.





2012 . Prossegue a vida e a criação de Deus
Porque dele, e por ele e para ele são todas as coisas.






Chegamos ao mês de março. Para aqueles que nestes três meses não fizeram nada ainda, justificando que o ano só começa depois do Carnaval,chegou a hora de começar. Já ficou para trás as férias, as badalações, e diversão. Agora  vamos  refletir um pouco sobre como aproveitar melhor cada dia destes 10 meses restantes deste ano que Deus nos concede na terra? Alguns mais organizados já se programaram para o ano todo. Também a natureza e toda a criação de Deus seguem o seu ciclo bem programado; a cada dia a terra levará 24 horas para dar um giro completo em torno do seu próprio eixo (Movimento de rotação). Enquanto a terra gira, também devemos estar programados para utilizarmos com sabedoria estas 24 horas. Nesse período dispomos de 8 horas reservadas para o trabalho, oito horas para o descanso e as outras oito horas, o que faremos delas? Seria só lazer e família ou este ano reservaremos um tempo maior para as coisas de Deus?
Quando findar  2012 teremos desfrutado de mais 366 dias, que equivalem a 8784 horas de vida. São 52 semanas, todinhas para nós desfrutarmos da vida. A semana é o período de sete dias que a lua leva para completar um ciclo. Enquanto a lua cumpre o seu ciclo, será que teremos tempo para dedicarmos ao menos um dia da semana para adorar ao criador destas coisas e agradecer no seu santo templo? Lembremo-nos de que “quem não tem tempo para Deus, vive perdendo tempo”.

Para concluir, Deus nos concedeu  ainda, 12 meses de 30 dias. Como tem acontecido por todos os anos, durante cada mês a lua dará uma volta inteira em torno da terra. Também será o tempo gasto pela Terra para dar uma volta em torno do Sol (Movimento de translação). Os astros do universo e a natureza não falham, desde a criação eles fazem desta atividade uma grande sinfonia para o criador, cumprindo com harmonia esta performance a cada ano. E nós? Este ano é mais uma oportunidade de se voltar para Deus. Na igreja, serão 53 domingos para adoração, 53 Escolas Dominicais, aproximadamente 159 cultos semanais, 12 Ceias do Senhor, e muitas outras oportunidades de oferecermos o nosso melhor para Deus. Reflita sobre isto: Que tal nos programarmos agora para um ano mais perto de Deus? Vamos jejuar e orar mais, ganhar almas e assumir com mais responsabilidade os nossos compromissos diante do Senhor. Com certeza os céus estarão em alegria e em harmonia conosco, compensando nossa decisão e os sacrifícios com ricas bênçãos, prosperidade, saúde e soluções para as nossas famílias. Se fizermos isto para a Glória de Deus, veremos no final do ano a diferença em nossas vidas. Como criaturas de Deus não podemos nos esquecer de que “Porque dele, e por ele e para ele são todas as coisas; Glória, pois a ele eternamente. Amém”.
Rm 11.36  




Pr. Joel N. Freire








O Estado do Espírito Santo tem o maior índice de evangélicos do país 
No estado do Espírito Santo, o número de evangélicos vem crescendo a cada dia, de forma acentuada (já somam pouco mais de 1 milhão), passando de 27,38% para 30,18% da população. Os dados foram divulgados no ano passado pelo Novo Mapa das Religiões, estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A mesma pesquisa mostrou também que a Igreja Católica perdeu seguidores.
Os números também revelam que o Espírito Santo é o Estado que tem mais crentes no  Brasil (18,13% dos fiéis no Brasil, incluindo os de igrejas tradicionais e pentecostais). De 2003 para 2009, o percentual de evangélicos tradicionais saiu de 11,18% para 15,09%. O crescimento de adeptos ocorre, com mais destaque, entre os mais novos, milhares de jovens reforçam o número de evangélicos.
A população brasileira atual é de 190.732.694 habitantes (dados do IBGE – Censo 2010). Segundo as estimativas, no ano de 2025, a população brasileira deverá atingir 228 milhões de habitantes. Hoje no Brasil, mais de 25% da população se diz evangélica. Um crescimento estrondoso desde 1940, quando esse número era de 2,6% subindo para 15,4% em 2000 e hoje gira em torno de 25%. Há projeções de  que o número de evangélicos no Brasil poderá dobrar na próxima década, chegando a 109 milhões,  representando 50% da população brasileira em 2025.







MAIS DE UM MILHÃO DE EVANGÉLICOS.
Cariacica é o Município campeão em número de igrejas
O número de crentes no Espírito Santo vem crescendo a cada dia. Entre a população de 3.512.672 habitantes, a fatia de mais de 1 milhão de capixabas é formada por evangélicos, das mais diversas denominações. Cariacica é a cidade com mais igrejas na Grande Vitória. Até o início do ano haviam 1.160 templos registrados. Este número pode ser ainda maior se levarmos em conta os templos que vão surgindo a cada mês e os que não são registrados. O bairro que tem mais igrejas é Nova Rosa da Penha, com 70 templos.


A igreja Assembleia de Deus é a que tem maior fatia desta cifra. São aproximadamente 350 mil membros em mais de três mil templos no estado. A AD capixaba tem mais de três mil pastores filiados em mais de 10 convenções instaladas no estado. 


O pastor Odenildo Sá de Paiva, pastor da Assembleia de Deus em Olaria – Vila Velha, disse que o número de evangélicos cresceu porque as pessoas tiveram mais acesso à Palavra de Deus, através das pregações que estão em evidência nas igrejas e nos meios de comunicação disponíveis a todos. “A Bíblia diz: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará, as pessoas estão se convencendo cada vez mais que só Jesus Cristo é o caminho e a verdade. Estão recebendo a mensagem do evangelho que converte o coração do homem” Disse. 

 O pastor Marinelshington da Silva, líder da AD na Praia da Costa também atribuiu o crescimento ao conhecimento da Palavra de Deus e a ação do Espírito Santo, que convence o homem do pecado, da Justiça e do Juízo.
 “O povo capixaba tem muita fé. É uma composição onde se misturam várias raças e etnias. Quando estas pessoas passam a conhecer a Jesus elas querem logo compartilhar sua crença. A pluralidade de igrejas e ministérios no estado também tem contribuído para este crescimento. O povo capixaba tem o coração voltado para Deus e este fator é que  tem contribuído para que esta estatística seja favorável”. Disse o líder.
Vários líderes têm a opinião de que é muito bom este crescimento e que é maravilhoso saber que muitos templos estão surgindo nos bairros capixabas. Afirmam que quanto mais o evangelho é pregado mais o Reino de Deus é estabelecido. Porém, manifestam a preocupação com o crescimento desordenado, com o prejuízo que o Reino de Deus poderá ter no futuro devido a ganância daqueles que hoje estabelecem sem critérios várias igrejas num bairro pequeno, ou quando se intensificam as disputas pelo rebanho onde já tem um trabalho bem estabelecido.




O QUE DE FATO É SER EVANGÉLICO?

Os evangélicos estão na mídia, tem representação política e se destacam em realizações de grandes eventos.   Um exemplo de mega evento e da força dos crentes é a Marcha para Jesus que reúne mais de 6 milhões de pessoas em um propósito de juntar evangélicos em um espaço público e “marchar” para Jesus, adorar a Deus com vários músicos.
Porém, destes milhões de evangélicos de todas as denominações do Brasil, quantos são verdadeiramente nascidos de novo?

 Esses números parecem bem interessantes quando vistos superficialmente, porém são muito preocupantes quando analisados a fundo.

Ser cristão não é apenas se vestir de forma diferente. Não significa seguir um monte de regras dadas por uma igreja e não fazer um monte de coisas. Ser cristão não é não beber bebidas alcoólicas ou não fumar. Existem pessoas que dizem ser crentes e bebem, em contrapartida há pessoas que não bebem e não fumam e não são cristãs.
O cerne do Cristianismo está em ser imitador de Jesus. Infelizmente muitos que se dizem evangélicos  hoje estão muito mais próximos de serem como os religiosos da época de Jesus, do que em ser como Jesus.

Para muitos ser evangélico significa ir a uma igreja evangélica pelo menos aos domingos, dar dízimo e falar de Jesus para quem interessar, e quando der vontade. Muitos evangélicos se esquecem que Jesus disse que estamos sujeitos a passar por aflições e assim, vivem a fantasia de um evangelho que só busca vitórias materiais, buscam só serem exaltados ou só querem estar no palco e não na platéia depois de passarem pela “prova”.
E o que dizer de muitos líderes evangélicos que procuram holofotes, ter muitos seguidores, ser conhecidos e ter grandes igrejas. Usam de hierarquia, sendo que alguns já nem querem mais ser chamados de pastor, Querem ser “o bom pastor”, enquanto alguns gostam de ser chamados de  bispos ou apóstolos, outros foram mais adiante e se auto-intitularam  “patriarcas” e ou viraram “anjos”. Uma “síndrome do apostolado” vem tomando conta do movimento evangélico brasileiro. Apostolado não é título, mas dom. (Ef. 4.11) Aparece e fixa-se pelos frutos e não por nomeação. Realmente, o cristianismo de  hoje precisa de mais discípulos e menos apóstolos. Mais submissão ao Senhor e menos exaltação.
O Senhor Jesus, por outro lado, quando queriam exaltá-lo, colocá-lo nos holofotes, ele se ausentava da multidão. Por muitas vezes, disse para aqueles que eram curados que não contassem a ninguém. E ensinava: Quer ser o maior? Seja o menor. Quer ser o primeiro? Seja o último. Quer ser meu discípulo? Tome a sua cruz e me siga.

Ser cristão nos leva a nos tornar como diakonos (servos). Leva-nos a pregar o evangelho sem nos preocupar com números ou reputação e sim em obedecer a Deus.

Ser cristão não é algo externo. Não sou cristão porque não bebo não fumo, não falo palavrão. Isso qualquer pessoa pode fazer. Se seu cristianismo se resume a isto, você não é diferente de um budista, um muçulmano ou um espírita kardecista, pois ele também tem boa conduta e preceitos morais.

Ser cristão é estar disposto a servir. Não é servir por ganância de melhorar de vida, enriquecer. É estar disposto a ir seja onde for para levar o amor daquele que nos amou primeiro. Ser cristão não é apenas se preocupar em não pecar, ou por medo do inferno, é glorificar a Deus em cada instante da vida (1 Co 10:31). Disto que se trata o cristianismo. Não é negativo, nem extremista, obcecado pelo zelo (não pecar), mas de atitude (viver o evangelho). Não é triunfalista e nem exclusivista, mas quer que todos sejam salvos. Não coloca ninguém em posição inferior, mas se preocupa com as pessoas e quer implantar o Reino de Deus nesta terra. (adaptação do texto de Daniel Simoncelos) 



AD em São Conrado projeta construção de grande templo.


A AD em São Conrado, liderada pelo pastor Joel N. Freire iniciou o ano com o propósito de construir um grande templo. Este foi o sonho do saudoso  pastor Domingos da Penha Freire, que sempre falou sobre  a possibilidade da transferência da sede do campo para o bairro de São Conrado.  Com base nas palavras de Neemias "Assim edificamos... porque o coração do povo se inclinava a trabalhar" (Ne.4.6) o pastor Joel N. Freire, o ministério e a igreja local se empenham neste objetivo.  Até a comunidade está envolvida no projeto, contribuindo com doações de materiais de construção. Uma faixa de agradecimento foi colocada na entrada do templo. De acordo com o pastor Joel, independentemente da religião que os moradores professam, boa parte quer ver o templo pronto. "Um grupo de pessoas do bairro passou a contribuir com a construção, pois sempre demonstrou o desejo de ver pronto este templo. alguns são unânimes em afirmar que este templo certamente será uma grande referência para o bairro. A fase ruim já passou. Passamos por um momento tão crítico neste ministério, a ponto de quase abandonar este tão grande projeto. Mas juntamente com a igreja e o ministério, colocamo-nos por um período de 30 dias de oração e confiando no Senhor, demos a volta por cima dos problemas e colocamos as mãos à obra” Disse.
Durante os festejos do 16º Congresso do Circulo de oração e mocidade, realizada no final do ano passado, O Senhor usou poderosamente as preletoras, missionárias Nilda Nascimento e Martha Azevedo. Com as luzes do castiçal acesas para a glória de Deus, a mensagem profética enfatizou o início de um novo tempo de bênçãos e prosperidade da parte do Senhor. Tempo de não tomar nenhuma decisão mas apenas orar e aguardar o trabalhar de Deus. . “Esta festividade é um evento que marca o início de uma nova fase para esta igreja. Deus está mudando a história desta igreja a partir de hoje”. Disse a missionária Marta Azevedo, na noite do sábado, dia 26.  A missionária Nilda Nascimento, representando a presidente da Ufaderj também deixou uma palavra profética para a igreja. “Deus está estabelecendo neste dia um novo pacto para com esta igreja. Se os irmãos forem fiéis e perseverarem verão o que Deus fará a partir de agora neste lugar”. Disse a missionária Nilda, que sempre marca presença nos eventos na AD em São Conrado. Deus é fiel em suas promessas. A  igreja que havia iniciado o ano sem condições alguma, sem arrecadação e sem nenhum recurso para retomar as obras.se propôs a orar e os recursos financeiros começaram a se notar. Iniciou-se a construção e a freqüência aos cultos aumentou. Em curto prazo, pretende-se retirar a igreja do salão térreo e passar a reunir na parte superior, ainda em construção. Os membros da igreja se empenham, para que a construção possa ter prosseguimento. Alguns fazem campanhas e oração no monte.  Além do papel espiritual para o qual a igreja foi chamada, o pastor Joel N. tem projetos sociais como: creche, escola, cursos profissionalizantes e atendimento a outras demandas da sociedade