terça-feira, 17 de março de 2015

Edição 80 - Março de 2015


Depois de algum tempo sem publicação no blog anoticiaonline.blogspot, estamos trazendo novamente
a edição de Nº 80 do Jornal Anoticia.

Pr. Joel N. Freire
Quem nos une é maior do que o que nos separa.
O mês de março será marcado pelas realizações das assembleias ordinárias de várias convenções no Estado Espírito Santo. As reservas de hotéis e pousadas, principalmente na Grande Vitória estão completamente lotadas este mês. A Assembleia de Deus é a maior denominação evangélica no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, contabilizando mais de 100 milhões de membros no Brasil. Seu caráter histórico descentralizado permite a existência de diversas convenções.
Diferente de outras denominações, a AD não possui uma só liderança no estado. São vários líderes que seguindo o modelo Jetroniano (Ex.18.8-24), presidem grupos de 100, de 200, de 500, de mil, etc, capitaneados por um presidente nacional. No Brasil o presidente nacional é o pastor José Wellington Bezerra da Costa, pela CGADB, e o bispo Manoel Ferreira, pela CONAMAD, além de outros líderes de convenções independentes, em âmbito nacional.  Dentre as várias convenções aqui registradas uma das que estão em pleno crescimento é a  CEADER – Convenção Evangélica das Assembleias de Deus do Estado do Rio de Janeiro e Outros. A CEADER foi fundada em 1962, por pastores cariocas, por ocasião da realização da sua primeira convenção, na AD em Petrópolis,  sob a presidência do pastor Jose Antonio de Carvalho, e mais 42 membros fundadores.
Com 52 anos de existência, A CEADER já conta com mais de sete mil ministros no Brasil, incluindo neste expressivo rol a Coordenadoria Capixaba, que começou por estas terras em ... mas já reforça esta cifra com pelo menos 10% deste total ( 600 pastores),  o  suficiente para decidir um pleito para indicação de presidente.  Em função desta importante representatividade, a Coordenadoria Capixaba teve reconhecimento suficiente a ponto de  sediar duas Assembleias Gerais; a primeira no sul do Estado (AD Cachoeiro)  e agora este grande encontro na Grande Vitória, que mobiliza o povo de Deus para Vila Velha, no Ginásio Tartarugão.

É com prazer que produzimos para este segmento, em novo formato, mais esta edição comemorativa do jornal Anotícia, que completou no mês passado 12 anos atuando em solo capixaba como instrumento de concórdia e divulgação, sempre direcionado para a liderança assembleiana. Enfim, esta tem sido uma difícil missão a cumprir diante de uma igreja com tamanha diversidade de métodos, ideias, usos, costumes e tradições. Mas sabemos que quem nos une é maior do que o que nos separa. Como é bom ter a visão do Reino! Sejamos conscientes de que mesmo na diversidade e na independência que temos, a AD precisa ser um só povo, com uma só fé, diante de um só Deus. Oremos por esta diversidade e lutemos, pois, cada vez mais contra a adversidade que divide, separa e enfraquece.
Pr. Joel N. Freire.


A Assembleia de Deus realiza a 214ª Assembleia Geral da Ceader (Convenção das Assembleias de Deus no Estado do Rio de Janeiro e outros). O evento acontece no período de 18 a 21 de Março de 2015, no Ginásio Poliesportivo presidente João Goulart (Tartarugão), na Avenida Perimetral, em Coqueiral de Itaparica  e na AD do Ibes, em Vila Velha/ES. Paralelamente, haverá reunião de louvor intercessão e confraternização promovido pelas irmãs da Ufaderes.
                O evento, presidido pelo pastor Alberto Serafim, que deverá ser reeleito por aclamação,  contará com a presença do pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente da CGADB, pastor José Wellington júnior, presidente do Conselho Administrativo da CPAD,  Pr. Roberto José dos Santos (PE), Pr. Eli Pimenta (RJ), Pr. Elienai Cabral (DF), Pr. Otoni de Paula (RJ), Pr. Melquisedeque Mariano, entre outros. O pastor e cantor Vitorino Silva faz a abertura no dia 18 na AD do Ibes sua orquestra. Haverá ainda a participação de Shirley Carvalhaes, Alice Maciel, Oséias de Paula e  os capixabas Anderson Freire e Ministério Hebrom. O ponto alto da reunião de líderes destaca a celebração da Ceia do Senhor, ministrada pelo pastor José Alves Sobrinho e a eleição seguida da posse da nova Mesa Diretora para o próximo biênio.  A posse deverá ser por aclamação uma vez que na última assembleia geral realizada no dia 13 de dezembro em Barreto/RJ, restou aprovada a homologação de apenas uma chapa para concorrer nesta eleição. Sendo assim, nos termos do artigo 14 do Estatuto da CEADER a eleição poderá ser mesmo por aclamação, dispensando o procedimento preliminar das inscrições para possibilitar o ingresso no plenário da eleição, conforme comunicado oficial emitido pela Comissão eleitoral, sob a presidência do pastor Antônio Manoel Gomes.                  Desde o ano passado, o  pastor João Manoel Rodrigues coordenador estadual (foto), tem empreendido esforços juntamente com a diretoria capixaba  para a realização deste evento no Espírito Santo.

  Mais de trinta ônibus devem se deslocar do Estado do Rio de Janeiro, além de caravanas de outros estados e interior do Espírito Santo.
A influência capixaba junto a CEADER

Entre os ilustres nomes que compõem a chapa a ser aclamada para a Mesa Diretora da CEADER para o biênio 2015/2017 surgem dois nomes que revelam a representatividade dos capixabas junto a Convenção carioca. O pastor Marinelshigton da Silva foi indicado para ser o 2º vice presidente e o pastor Levy Aguiar de Jesus Ferreira assume a 5ª vice. Ambos são de Vila Velha e lideram as igrejas AD na Praia da Costa e AD no Ibes, respectivamente. Marinelshington traz no seu curriculum e no bojo de suas realizações a experiência de ter sido presidente da CADEESO por três mandatos consecutivos.  Já o pastor Levy Aguiar traz consigo o legado do seu pai, pioneiro e fundador pastor Waldomiro Martins Ferreira. Os capixabas conhecem bem a história do pastor Waldomiro, sabem o que foi feito por ele em terras capixabas. Porém, não são todos que conhecem que ele também teve grande influência junto à convenção CEADER. Waldomiro foi enviado para Vitória pelo missionário Samuel Nystron em 1940. Ficou em Vitória por dois anos e depois foi transferido para Santo Aleixo/RJ. Foi quando Levy Aguiar tinha apenas um ano de idade que o pastor Waldomiro retornou com sua família ao solo capixaba para assumir a AD em Aribirí, em 1944. Em 1959 fundou a CADEESO e presidiu a mesma até 1970. Mas foi em 1962, que ficou registrada sua contribuição junto a CEADER, quando  com outros 42 ministros Waldomiro assinou a ata de fundação da CEADER, sob a presidência do pastor José Antônio de Carvalho. Sendo assim, além dos grandes feitos em solo capixaba, está registrado na ata da reunião em Petrópolis a assinatura deste pioneiro que posteriormente seria usado por Deus para implementar o que na época foi o mais arrojado projeto de evangelização e abertura de igrejas no Estado do Espírito Santo.







Congresso Estadual de Mulheres “Salvas para servir”
A CEADER, através da União Feminina das Assembleias de Deus do Estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo (UFADERES), realizou nos dias 21 e 22 de novembro passado, no ginásio poliesportivo João Goulart, conhecido também como Tartarugão, em Vila Velha,  o 1º  Congresso de Mulheres Chamadas para Servir, com o tema:” ... e recebereis o poder do Espírito Santo e sereis minhas testemunhas.”(Atos 1:8b).
A visão de realizar um congresso envolvendo todas as mulheres evangélicas, veio de um sonho de uma das líderes da UFADERES, irmã Haydée Belchior, onde  todas estivessem em unidade para adorar e exaltar a Deus, conforme a Palavra Dele: "Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua Palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste".   ( Jo 17:21).  O sonho tornou-se realidade e Deus foi exaltado nos dois dias por aproximadamente tres mil mulheres, de diversas igrejas evangélicas da Grande Vitória e do interior do estado
A programação de abertura do primeiro dia de congresso  esteve sob a direção do pastor Melquisedeque, superintendente da região sudeste e o coordenador da CEADER/ Coordenadoria Capixaba, Pastor João Manoel Rodrigues. O pastor Luíz Cesar Mariano, presidente do Conselho Fiscal da CPAD e sua esposa Cláudia participaram como convidados especiais  da solenidade. A  presidente da UFADERJ, Eleusa de Matos (RJ) e sua equipe composta pelas irmãs, Regina, Lenilda, Márcia e Selma  vieram especialmente para prestigiar e cooperar com o evento. Estiveram abrilhantando a abertura a Banda de música “Lira Belchior da Igreja Assembleia de Deus em Jardim América, a equipe de louvor da AD da Praia da Costa, o grupo de mulheres  Exército de Deus, com sua marcha e jogral,  e a  introdução da bandeira escrita “JESUS” com a coreografia profética das irmãs judias-cristãs Ginnie e Rose. Neste clima de adoração o conjunto de mil e quinhentas vozes femininas entoou louvores de adoração a Deus.  A missionária Jacira Ferraz(RJ) corou o evento com mensagens inspiradoras nas duas noites de congresso e uma poderosa oração com muitos testemunhos de cura e libertação.
No sábado pela manhã, as congressistas tiveram   palestras de conscientização sobre questões sociais como a Violência doméstica da mulher, proferida pela psicanalista da ODM – da Organização do Desenvolvimento do Milênio, organização vinculada a ONU, a irmã Denice. A mensagem sobre o tema “E recebereis poder e sereis minhas testemunhas”, com a irmã Delker Silva, e a  ministração com as missionárias inglesas Ginnie White e Rose do grupo Sh'ma Kingdom  (Inglaterra) que contou com a tradução da irmã Ellen Belchior (filha do pr João Manoel e Haydée). As irmãs apresentaram também  coreografias de  adoração. O final da manhã foi marcante com intercessão  e o derramar do Espírito Santo.
Na noite do sábado realizou-se um grande culto de adoração e louvor, com a participação de pastores, autoridades civis e eclesiásticas; Grupos -  Fortaleza e Adoração e as Guerreiras da da AD Ministério Hebrom;  grupos e cantores locais; o grupo de coreografia da  AD em Alecrim/Vila Velha, (pastor Salomão), ocasião em que representaram  o hino “Gideão”, com vestimentas, cântaros, tochas e acompanhadas pelo grande conjunto feminino.
Outro  diferencial  foi a Cantina missionária, cujos recursos foram  destinados a Ação Social da UFADERES.
As diretoras Carmosita Miranda e Nilda Nascimento estiveram na direção dos trabalhos. e as demais diretoras e lideres regionais e das igrejas co- irmãs  estiveram na coordenação do evento dando  todo o suporte para o sucesso do trabalho. Unidas em um só propósito, várias irmãs se revezaram no trabalho de ornamentação e organização do evento.  “Esperamos com este conclave  oficializar o calendário bienal de encontros de  mulheres evangélicas no nosso estado, onde teremos  a oportunidade de vivenciar o verdadeiro amor fraternal e maior integração entre as igrejas evangélicas para a expansão do reino de Deus antes da volta de Jesus”, disse uma das organizadoras do evento.
Aos pastores e colaboradores , líderes,  dirigentes do círculo de oração, regentes de conjuntos  femininos das igrejas,  que se empenharam doando  recursos carpetes,material para a decoração, cedendo os espaços para hospedar as caravanas, para servir o almoço e fornecendo lanches, cadeiras, som, alimentos, transportando as palestrantes e  trazendo  as caravanas de quase todos os municípios do nosso estado... Parabéns! Valeu à pena o esforço despreendido. Deus mais uma vêz foi adorado, Glória a Deus!
Haydée M. Belchior Rodrigues,
Diretora de Planejamento e Ação Social da UFADERES.